Cuidados ao adotar vários canais de CI

Como implantar os canais de CI em diversas áreas e os cuidados a se tomar

Comunicação assertiva, ganho em produtividade, estímulo motivacional, diminuição dos índices de turnover, fit cultural e aumento de pertencimento. Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que os canais de CI trazem para as organizações. Aliás, nunca o CI ocupou lugar tão estratégico. Afinal, como harmonizar missão, visão e valores empresariais com os colaboradores em um cenário pandêmico?

Com a adesão de regimes de trabalho mistos, desafios assim se tornarão ainda maiores. Como unir os colaboradores das três modalidades (Presencial, home office e híbrido) a fim de promover um clima organizacional bacana, por exemplo?

A solução está nos canais de CI. Segundo a pesquisa nomeada “Tendências”, que fala sobre o panorama da comunicação Interna no Brasil para 2021, realizada em parceria pelas equipes Ação Integrada e SocialBase, 66,3% dos entrevistados declararam que modificarão programas e iniciativas de comunicação e relacionamento devido à crise da Covid-19.

40% mudarão a estratégia da área e 34,9% mudarão os canais de comunicação interna.

Adaptabilidade é a palavra do momento. É necessário entender a nova realidade e utilizar a tecnologia como aliada para transformar processos e ferramentas, mantendo os colaboradores em unidade, mesmo separados geograficamente. O primeiro passo rumo a esse objetivo é repensar os canais de CI e seu alcance. Está preparado?

 

Times presenciais: Em primeiro momento parece que não é tão necessário dar maior atenção a quem está na empresa, mas a verdade é que os colaboradores dessa modalidade precisam ser lembrados, pois graças à pandemia, ações simples do cotidiano como ir trabalhar se tornaram arriscadas. A TV Corporativa e o Mural Digital (descendente do jornal mural) são ótimas opções para se comunicar com esse público, pois tornam as informações atrativas e acessíveis através de telas instaladas em pontos estratégicos, como refeitórios e áreas de convivência.

 

Times em Home office: Os APPs Corporativos são uma tendência. Você já ouviu falar no Worksphere? Através dele é possível publicar fotos, comunicados, realizar treinamentos, salvar datas importantes e sincronizá-las com o calendário. Resumindo: proporcionar o pertencimento mesmo para quem está trabalhando de casa, uma vez que é acessível pelo smartphone ou tablet, ou pelo PC, com a funcionalidade de intranet. Agora ficou mais fácil manter a equipe em home antenada, não é?

 

Times em jornada híbrida: Para esse colaborador que está em expediente duplo, é essencial manter a integração dos canais de CI. Chamadas na TV que direcionem para o aplicativo corporativo podem ajudar. O desafio desse colaborador é manter-se em equilíbrio, por isso invista em motivação. Palestras e rodas de conversa no APP, são algumas opções.

 

Mas quais cuidados devemos tomar ao adotar vários canais de CI?

  • Planejamento – Faça um plano de comunicação, programando o quê, onde e quando será veiculado.
  • Gerenciamento – Atenção a administração e manutenção, todos os canais precisam ser sempre atualizados e abastecidos com conteúdo.
  • Alinhamento – É essencial que todos os canais falem a mesma língua.
  • Mensuração – “O que pode ser medido, pode ser melhorado”. Peter Drucker

Através do acompanhamento dos indicadores você poderá acompanhar o engajamento e saber quais melhorias devem ser aplicadas.

É isso aí! Iniciativas assim farão com que a CI continue obtendo sucesso e com que a empresa continue caminhando alinhada rumo aos suas metas e objetivos. Vamos começar?