• 29/06/2021
  • Comunicação, Comunicação Interna, Corporativo, Endomarketing, Liderança

Como contribuir para o desenvolvimento profissional dos colaboradores?

desenvolvimento profissional

O papel das organizações no desenvolvimento profissional e retenção dos talentos da empresa.

No século XXI, ficar parado NÃO é uma opção. Em meio à constantes e vertiginosas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, manter-se atualizado é uma corrida contra o tempo. Todos os dias, um verdadeiro brainstorming invade o mercado varrendo por completo quem apresenta resistência às mudanças.

Mas existe receita de bolo para quem deseja continuar relevante? Uma coisa é certa, para alcançar esse objetivo adquirir conhecimento é fundamental. Podemos dizer que adaptabilidade e aprendizado contínuo são as características do profissional do futuro, tendo em vista que os processos evoluem e muitas profissões já não são mais como conhecíamos.

Segundo o estudo The Global Learner Survey, desenvolvido pela gigante da educação, Pearson, 88% das pessoas acreditam que a educação não termina na faculdade, o que reforça o discurso de que o diploma universitário não é mais garantia de trabalho. A pesquisa apresenta outros dados interessantes:

desenvolvimento profissional

Uma vez que conceitos como ressignificação e reciclagem profissional são tão aplicados, as organizações passam a ocupar um importante papel nesse sentido. Incentivar o desenvolvimento dos colaboradores traz grandes benefícios, a médio e longo prazo, pois promove a implantação de plano de carreira e fomenta a motivação dos funcionários. Também deve ser levado em consideração que as novas gerações não são adeptas a cultura de comodismo profissional, pois buscam contínuo crescimento e caso não encontrem, partem para o próximo desafio em outra empresa.

Que tal pensarmos em algumas ações que podem ser adotadas pelo time de Marketing e RH, visando reter esses talentos e ajudar no desenvolvimento profissional?

 

• REALIZE TREINAMENTOS

45% dos profissionais realizaram treinamentos oferecidos pelo empregador ou em eventos da sua área. Estimule o aprendizado realizando treinamentos periódicos. Utilize a tecnologia como principal aliada, assim tanto os colaboradores que estão trabalhando presencialmente quanto aqueles que estão em home office serão atingidos. Use e abuse da CI na divulgação desses eventos. Uma sugestão excelente é um aplicativo corporativo como o Worksphere, por exemplo, plataforma em que é possível impulsionar, agendar, realizar treinamentos e enviar notificações, o acesso pode ser feito pelo smartphone, tablet, PC ou intranet.

 

• FIRME PARCERIAS

46% dos funcionários estudam por conta própria, buscando conhecimento na internet ou em cursos. Na área educacional uma forte tendência é o estudo à distância. O EAD traz várias vantagens, como autonomia e flexibilidade de horários, além de uma vasta oferta de cursos que capazes de agradar todos os gostos e bolsos. Por isso, firmar parcerias com faculdades e plataformas online pode ser muito proveitoso para os colaboradores que não conseguem estar em sala de aula.

 

• DIVULGUE DICAS

82% dos profissionais sabem que precisam aperfeiçoar suas habilidades técnicas. Você sabia que existem sites de respeitadas instituições de ensino que oferecem cursos gratuitos? Você pode sugeri-los aos colaboradores através de matérias, e-mails marketing e outras ferramentas, como o mural digital, por ele o impulsionamento é feito de maneira rápida, efetiva e sustentável. Talvez, alguém não queira encarar um curso extenso, mas esteja disponível para um material curto que aprimore competências relacionadas a sua função.

Sugestões de sites gratuitos:

USP: https://pt.coursera.org/usp

Bradesco: https://www.ev.org.br/

FGV: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos

 

• PROMOVA PREMIAÇÕES

72% dos profissionais idealizam mudar de carreira em algum momento. Desenvolver promoções e premiações baseadas na formação dos colaboradores é uma ação motivacional e uma maneira de ter profissionais qualificados para preencher vagas que podem custar mais caro, caso você busque alguém fora da organização. Não esqueça de publicar as oportunidades abertas para inscrição dos interessados, via aplicativo, por exemplo. É indispensável que os resultados sejam mensurados.

Implantar ações de desenvolvimento profissional é um desafio e tanto, mas trará muitas melhorias. Vamos encarar?

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