Dia do estagiário: saiba as expectativas desse profissional

 Dia do estagiário: entenda o que esse profissional busca dentro da empresa

No dia do estagiário, muitas considerações são feitas sobre os futuros formandos, o que muita gente não sabe é que hoje esse profissional valoriza mais o aprendizado do que a efetivação.

Realizar um estágio é a etapa mais importante da vida de um profissional, é a oportunidade de colocar em prática tudo que foi compreendido em sala de aula. O estagiário não é mais aquele que busca o “cafezinho”, os futuros formandos desejam aprender, crescer e obter cada vez mais sucesso profissional.

“Acredito que durante o curso surgem muitas oportunidades para validar a escolha profissional, mas não há dúvidas de que no período de estágio você ratifica e ainda consegue tratar com mais clareza a elaboração do seu projeto de vida”, esclarece Rosana Chaves, Consultora da Moving Consultoria.
Além do conhecimento, o estágio também é a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e ter possibilidade de especialização na profissão sonhada, antes a busca era por efetivação e estabilidade. Hoje, os jovens priorizam a experiência e aprendizado.

“Creio que o estagiário busque o ganho da experiência, do aprendizado prático. Ele tem a percepção da realidade dos desafios de uma empresa, então a efetivação se tornou uma possibilidade e não mais o principal objetivo para realizar um estágio”, conta Rosana Chaves.

Para o nosso estagiário, Júnior Sampaio, o estágio é a oportunidade de aprendizado, trabalho e conhecimento de executar diariamente a área escolhida. “O estágio também é a oportunidade de autoconhecimento e ser efetivado nem sempre é o mais importante, o melhor é crescer profissionalmente”, conta.

A consultora ressalta que o fato de ser estagiário ou funcionário determina o tipo de engajamento. “O estagiário se engaja pela oportunidade de aprender, de perceber que seu conhecimento está sendo mensurado, de se adaptar àquele ambiente novo e bem diferente do acadêmico e como recompensa ser efetivado”, conclui.

As empresas também precisam estar atentas para não perder futuros talentos e para isso é necessário criar um plano de desenvolvimento dentro das corporações que atenda as funções adequadas do perfil profissional do estudante. “O estagiário requer atenção, requer orientação, requer um plano de desenvolvimento. A empresa tem que ter um objetivo claro para o estagiário de forma que ele possa de fato cumprir o programa proposto”, finaliza.

Entrevistada

Rosana Chaves (1)Rosana Chaves é Sócia-diretora da Moving Consultoria; Administradora de Empresas e Coach; MBA em Gestão Comercial – FGV-RJ; MBA em Marketing Empresarial – UFF-RJ; Certificada em Executive Coach and Alpha Coach – SBC/SP; Personal & Professional Coach – SBC/RJ; Certificada Professional DISC – SLC/SP.

 

Dia do Estagiário

Em casa

Para comemorar o dia do estagiário, nós da B2 Mídia abrimos uma vaga para Suporte Técnico, se você é estudante de Técnico ou Superior na área de TI, tem conhecimento em redes, suporte ao usuário e manutenção de software e hardware.

É proativo, criativo, organizado, comprometido e sonha trabalhar em um ambiente descontraído, animado e ainda curti uma partida de Fifa? Essa vaga é sua! O processo contará com três etapas e os participantes receberão treinamento de design thinking, empreendedorismo e irão desenvolver habilidades de trabalho em grupo, tudo isso a custo zero. Se identificou? Venha fazer parte do nosso time, para participar cadastre-se:


Conheça as regras e inscreva-se também na página do Processo de Seleção