Planeje sua comunicação!
Infelizmente em algumas empresas a comunicação Interna ainda fica em segundo e até terceiro plano, mas, basta o esquecimento de um prazo ou algum desencontro de informações para o assunto “falha na comunicação” virar pauta no escritório ou na fábrica. Se essa é a realidade da sua organização, que tal mudar isso? Faça um planejamento!
A pesquisa da Ação Integrada e SocialBase “Tendências: Como será a Comunicação Interna nas empresas brasileiras em 2018?” feita com 500 comunicadores que estão em pequenas, médias e grandes organizações, revelou que 58% desses respondentes tem um planejamento estratégico que orienta suas ações.
Entre para essa porcentagem!
Já dizia Peter Drucker “O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro”. Independentemente do departamento, é sempre necessário planejar e quando falamos em comunicação interna a ausência de um planejamento pode trazer sérios riscos para a imagem e consequentemente para os lucros da empresa, por isso, faça diferente esse ano, planeje as ações e objetivos de CI.
Listamos 3 principais riscos que a ausência de um planejamento de comunicação pode trazer:
Aqui vão os pontos principais de um planejamento de Comunicação Interna acompanhados de mais alguns dados da pesquisa.
Alinhar seus objetivos aos da empresa é um bom começo
Esse é mais um dado interessante da pesquisa, é um grande sinal de que enfim a situação está entrando no eixo e as organizações têm compreendido que comunicação interna e resultado do negócio andam lado a lado. Um dos nossos Encontros de Comunicação já abordou as mensurações de resultados para CI que são o que garantem e comprovam a importância do setor, além, de contribuir nas tomadas de decisões dos negócios. Veja mais here
Planejamento do budget
A parte financeira é uma das que mais precisam ser planejadas e estudadas em CI. Nem sempre um bom budget é garantido para a área de comunicação e é aí que entra em campo a sua criatividade, fazer mais com menos é sempre possível. Esse ano, 32% das grandes empresas entrevistadas investirão entre R$50 e R$300 mil.
Definir os channels
Essas são as implantações planejadas para esse ano, os queridinhos do momento. A falha na comunicação da sua empresa pode estar na forma com que se comunica (canal) e não o que se comunica (conteúdo). Se a CI (Internal communication) da sua empresa não está sendo eficaz, é hora de parar e fazer uma análise geral, principalmente nos canais de comunicação, que são aliados indispensáveis para que as interações e os relacionamentos aconteçam continuar lendo…
O Aplicativo já vem em destaque desde o ano passado, uma ferramenta que tem movimentado as empresas com praticidade It is agilidade.
*Recentemente a B2 Mídia lançou a segunda versão de sua plataforma mobile, Worksphere, que traz muita inovação, como por exemplo integração com sistemas de banco de horas e holerite. Conheça-o aqui.
Definir o foco de content
Para que seu content atinja os colaboradores é necessária uma linguagem adequada para o perfil do público, portanto, conheça e mapeie QUEM SÃO OS SEUS COLABORADORES, quais são seus interesses e como a comunicação interna pode interferir positivamente nisso. Para os respondentes da pesquisa os principais assuntos esse ano abordados por CI serão “Benefícios /programas de RH e Objetivos e estratégias da empresa”.
Defina o calendário de campanhas, ações e eventos
Já comentamos no início da matéria que uma campaign ou evento quando organizados com antecedência com certeza garantem economia. Faça um calendário com todas as datas que serão comemorativas para a empresa e já deixe uma ideia inicial do que pode ser feito. Faça isso somente depois de definir o budget, para já fazer “dentro do orçamento”.
Webinar: Planejando a Comunicação Interna