Gestão centralizada e descentralizada

Conheça as vantagens e desvantagens da gestão centralizada e descentralizada

Gestão centralizada e descentralizada são modelos opostos de gestão que são usados nas tradicionais e modernas empresas. Estão ligados a tomada de decisões no topo das corporações. Entre os significados de descentralização estão os termos: dar poderes às coletividades locais, sistema oposto à acumulação dos poderes. A palavra centralizada está classificada como concentração. E, é exatamente assim que funciona o modelo empregado nas duas gestões.

Centralização
• As decisões são tomadas pela cúpula, ou seja, no topo da pirâmide organizacional que corresponde ao nível estratégico.

Vantagens: maior controle, uniformidade nos procedimentos e decisões, boa comunicação vertical, facilidade no controle e avaliação, responsabilização maior, evita desperdícios e duplicação de tarefas.

Desvantagens: decisões tomadas longe da área do problema, demora na tomada de decisões, alta dependência da cúpula, menor competição e exercício da criatividade entre as unidades, ineficiência no uso dos recursos.

gestao centralizada e descentralizadaDescentralização
Decisões são tomadas longe da cúpula, na área em que ocorre a demanda.

Vantagem: maior autonomia para os gerentes, agilidade na tomada de decisão, criatividade na solução do problema, competição positiva entre as unidades, menor dependência da cúpula, otimização, melhor utilização dos recursos, motivação e retenção de talentos, utilização de conhecimentos específicos, maior assertividade junto aos clientes dada a proximidade.

Desvantagem: falta de uniformidade nas decisões, dificuldade de controle, tendência ao desperdício e à duplicação, comunicação menos eficiente, dificuldade de avaliação e de responsabilização, falta de coordenação, competição negativa – caso a descentralização não seja bem gerenciada.