• 08/07/2021
  • Comunicação Interna, Corporativo, Endomarketing, RH e Comunicação

Modelo híbrido de trabalho e a comunicação interna

modelo híbrido

O novo conceito de trabalho 

 

O regime de trabalho híbrido é um conceito que chegou para ficar. Segundo o Guia Tendências de RH para 2021, desenvolvido pela Catho, a previsão é de que 41,88% das contratações realizadas no ano serão em modelo híbrido.

Em virtude da pandemia do COVID-19, o home office tornou-se obrigatório repentinamente e estabeleceu novas rotinas para uma significativa classe de organizações. Transição desafiadora, mas que deu super certo, trazendo excelentes resultados e diminuição dos custos.

Mas o que vai acontecer com o trabalho remoto quando o novo normal acabar? Levando em consideração a evolução dos índices de vacinação, a flexibilização das regras de isolamento social e a necessidade intrínseca de atividades que precisam ser presenciais, nasce o MODELO HÍBRIDO, unindo o que há de melhor do home office com a tradicional jornada presencial.

A proposta de trabalho híbrida, parte da corrente Anywhere Office (trabalho em qualquer lugar), proporciona aos colaboradores autonomia e flexibilidade ao poderem organizar suas rotinas e decidirem onde irão sua jornada, seja no escritório, em casa ou em coworkings. De acordo com estudo feito pela consultoria Robert Half com 1.500 profissionais de diversos países, 95% dos entrevistados consideraram o modelo híbrido como definitivo no mercado de trabalho.

modelo híbrido

Agora, será que o regime híbrido funciona para os times de CI? Com certeza! Tendo a tecnologia como aliada, é possível ter uma CI híbrida de qualidade. Bora descobrir como?

 

modelo híbridoOrganize-se

Planejamento é a chave para que nenhuma demanda fique perdida no trânsito casa-escritório. É fundamental ponderar quais ações de CI podem ser executadas remotamente e quais necessitam ou obterão maior êxito se forem presenciais, bem como quais questões precisam ser faladas “cara-a-cara” e aquelas que podem ser facilmente resolvidas via e-mail.

modelo híbridoMantenha o fit cultural

Mantenha viva a chama: o sentimento de pertencimento. Mesmo não estando na empresa todos os dias, missão, visão e valores devem estar dentro de você. Só assim é possível transmitir uma CI cativante aos outros colaboradores.

modelo híbridoInvista nas ferramentas digitais

Lembra do Guia Tendências da Catho? Pois é! Ele aponta que as redes sociais e APPs corporativos como Worksphere, foram indicados como a principal ligação entre empresas e funcionários em 2021, com uma adesão de 51,34%. Além de serem efetivos, canais digitais podem ser gerenciados e acessados de qualquer lugar, possibilitando flexibilidade e acessibilidade.

modelo híbridoIncentive ações remotas

Utilizar os recursos com perspicácia é o caminho para uma CI de sucesso. Promova treinamentos, palestras e bate papos online, assim você conseguirá alcançar os colaboradores independentemente de onde estejam. Tópicos como bem-estar, ergonomia e saúde financeira podem ser muito interessantes para discutir. Ah, e incentive a criatividade! Transforme o jornal mural em mural digital, desenvolva games no APP sobre os princípios da empresa. Inove. Que tal um happy hour remoto?

modelo híbridoPersista nas boas práticas

Em time que está ganhando não se mexe, se aprimora. Não abandone a clássica TV Corporativa, integre. Integrar os canais é uma ótima pedida para garantir a harmonia do conteúdo, e se precisar de ajuda nisso, chame a B2 Mídia! Continue fomentando as ações presenciais, datas comemorativas e eventos bacanas que eram produzidos. O segredo está na divulgação desses acontecimentos para garantir a participação do público.

Continue lendo

Ver mais

Entre em contato com nossos especialistas 

Imagem
Quero uma demo!