Qual é o objetivo da área de CI da sua empresa?
Vá além. Uma boa comunicação interna não só informa, engaja e motiva, ela IMPACTA no negócio, ou pelo menos contribui para isso. Não tenha uma CI tímida, conhecida apenas por produzir o jornal da empresa, enviar os comunicados e realizar ações bacanas em datas comemorativas. Isso não é o máximo que você e sua equipe podem fazer. Estabeleça um objetivo!
Já compartilhamos aqui no blog, as 6 características de uma boa Comunicação Interna, LEIA AQUI.
Com a infinidade de recursos (principalmente digitais) disponíveis no mercado atualmente e o potencial dos profissionais, a comunicação interna pode e deve ter uma boa parcela de participação nos resultados de uma empresa.
#Dicas para definir e alcançar os objetivos:
- A partir da meta anual da sua empresa, defina como a comunicação interna pode colaborar para a conquista desse objetivo através de suas campanhas e ações (por isso é sempre importante e indispensável pensar estrategicamente. Uma simples atividade da CI pode gerar resultados incríveis). Veja esse case, ótimo para a redução dos índices de acidente do trabalho:
- Opte por objetivos mensuráveis para que você possa acompanhar a evolução dos trabalhos da CI, “ajustar as velas” se for necessário e certificar que os propósitos de fato estão sendo atingidos (esse ponto é importante até para provar a importância da Comunicação Interna quando for preciso).
- Conheça muito bem o seu público-alvo ou grande parte do seu trabalho será desperdiçado. A Comunicação Interna é voltada para pessoas reais, que esperam por mensagens e ações que sejam pensadas para elas, para suas necessidades. Surpreenda o seu público, inove! Isso pode parecer clichê, mas, lembre-se que um colaborador motivado e feliz, produz muito mais e isso impactará também no seu objetivo.
Não deixe seus objetivos apenas no papel, no plano de comunicação. Saiba trazer para a realidade, foque na obtenção de resultados e contorne os imprevistos.