Seu trabalho será remoto ou presencial em 2021? Quais os desafios que um novo modelo de trabalho permanente pode trazer? Uma pesquisa da SocialBase sobre tendências para a Comunicação Interna, apontou que a produtividade dos colaboradores em home office durante a pandemia aumentou para mais de 64% das empresas, mesmo assim, 30% delas ainda não se decidiram sobre qual formato seguir daqui para frente: se presencial, se remoto ou se híbrido.
Enquanto isso, já podemos observar tendências marcadas pelo primeiro ano da pandemia que foram determinantes sobre a forma como nos comunicaremos em relações corporativas (à distância ou não) neste ano. Confira os destaques a seguir:
Comunicação mais midiática: O uso de vídeos, lives, e podcasts entrou para o hall de recursos de comunicação mais utilizados no último ano pelo mundo, responsáveis por garantir maior proximidade – ou menor isolamento. A pesquisa mostrou que 58% das empresas fazem transmissões ao vivo para se comunicar com seus colaboradores, e 15% a fazem diariamente. Você pode investir em produções profissionais impecáveis, por outro lado o videoself, ou as produções caseiras costumam até fazer mais sucesso por haver um toque de pessoalidade nelas. Use os murais digitais para divulgar esses conteúdos em vídeo.
Simplifique: menos é mais! Velocidade na informação é sem dúvida uma das características mandatórias deste tempo. E é justamente para ser mais ágil que não dá pra se perder em complexidades. A tecnologia é a grande parceira para acelerar nossas entregas, fazer a informação chegar cada vez mais rápido, mas é nosso o papel de simplificar o conteúdo, deixá-lo mais claro e objetivo. Por isso, corte o excesso de dados e priorize a mensagem-chave para o seu público. Assim, você reduz os ruídos e a chance de o colaborador se desinteressar pelo assunto antes mesmo de chegar ao conteúdo principal.
Liderança – sua linha de frente: Segundo uma das maiores especialistas em CI do mercado internacional Sharon McIntosh, CEO na And Then Communications, “os funcionários continuarão a esperar que os executivos apareçam, ouçam mais e falem menos”. Para Priya Bates, CEO da Inner Strength Communications, “as conexões levarão a mais engajamento e confiança, enquanto as desconexões levarão a uma falta de confiança”. A liderança precisa continuar atuante e conectada com sua equipe no home office para além da pandemia, para isso é necessário treiná-la, prepará-la estrategicamente para desenvolver suas competências relacionais e comunicacionais.
Bem-estar das pessoas: O tema não sairá da pauta. A qualidade de vida é um critério valorizado por cada vez mais profissionais já há algum tempo e se tornará parte essencial do ambiente de trabalho a partir desta pandemia. É preciso abordar assuntos relevantes que ajudem os colaboradores a cuidarem melhor da saúde física e mental para conduzir o trabalho com mais leveza sendo produtivo e conciliando com os projetos pessoais.
Engajamento – como lidar com mais distrações? Com o trabalho remoto aumentam as possíveis distrações que o seu colaborador terá por estar em um ambiente fora do contexto estrutural e controlado de um escritório. Este cenário, torna ainda mais desafiadora a nossa missão de engajamento do público. Por isso, uma dica é apostar em recursos visuais e em áudios (como os podcasts) em suas comunicações, além de usar mensagens curtas, claras e diretas. E para reduzir a chance de perder a audiência do seu colaborador entre telas do computador e smartphone, experimente proporcionar a ele encontrar todas as informações de que precisa para se orientar ou se comunicar numa mesma ferramenta: o Worksphere, por exemplo, é esse tipo de plataforma. Experimente grátis.
O que mensurar? A ausência de um ambiente físico que pode ser mais facilmente observado em relação ao clima organizacional, por exemplo, torna a mensuração de resultados ainda mais necessária. Aqui, não ceda ao desespero por medir tudo e qualquer coisa só para ter números para mostrar, priorize o que precisa ser estrategicamente mensurado a fim de revelar resultados significativos das intervenções da comunicação no comportamento e dia a dia dos colaboradores.
O que achou das tendências para Comunicação Interna?
Ao montar seu planejamento, leve em consideração essas dicas e lembre-se de adaptá-las ao modelo de trabalho vigente na sua empresa, assim, você terá uma comunicação muito mais assertiva e de sucesso.