9 dicas de como desenvolver seus colaboradores

Como melhorar o desenvolvimento dos colaboradores

Dentro do cotidiano agitado de uma empresa, as vezes pode parecer difícil parar e pensar no grau de desenvolvimento que cada um dos colaboradores vem adquirindo, e como fazer para auxiliá-los nesse processo de aperfeiçoamento profissional.

Os funcionários são peças fundamentais que contribuem para o aprimoramento e qualidade de uma empresa, por isso é essencial que eles se sintam motivados a produzir.

Uma pesquisa Institucional sobre Gestão de Equipes e Resultados, em um Hospital Regional Público, feita por Samara Passig e Helio Alves da Cruz, mostra alguns dos fatores que podem levar a motivação dos funcionários, veja só:

Desenvolvimento dos colaboradores

Diante disso…

Separamos 9 dicas que você pode usar para melhorar o desempenho dos seus colaboradores:

  • Conheça seus colaboradores: trabalhar com diversas personalidades é um desafio, portanto entender quem faz parte do time com seus pontos fortes e fracos, é um dos primeiros passos para entender o que pode ser enriquecido. Também busque saber sobre seus sonhos e histórias, para manter-se próximo e quem sabe ajudá-los em suas jornadas.

 

  • Trate-os da mesma maneira: isso fará com que o sentimento de competição diminua, e o de respeito no ambiente, aumente. Uma gestão equânime e sem distinção, torna todos os trabalhos valorizados, e trazem a sensação de que todos podem brilhar.

 

Desenvolvimento dos colaboradores

  • Estímulo com atividades interessantes: o incentivo a tarefas fora do comum ocasionalmente, será um desafio que, se bem elaborado, explorará a capacidade e limite dos colaboradores, fazendo-os alcançar metas que eles mal poderiam imaginar.

 

  • Implante a cultura de feedbacks: saber oferecer críticas pertinentes é uma qualidade, e saber ouvir é mais ainda. Uma equipe bem alinhada também é resultado de ouvir o que os colegas têm a dizer, e não levar para o lado pessoal: entender que todos da equipe querem coletivo, e não o individual, é uma ótima maneira de aprender a refletir sobre as críticas feitas. Ainda mais se o gestor em questão também for aberto a esses comentários, pois dará o exemplo do que prega.

 

Desenvolvimento dos colaboradores

  • Ofereça uma boa infraestrutura: afinal, para esperar o melhor dos seus colaboradores, é necessário que eles tenham ao menos ótimos equipamentos e conforto para realizarem suas funções com excelência. Desde computadores, até cadeiras, ar-condicionado…

 

  • Faça ações de reconhecimento: o clichê “funcionário do mês”, é um exemplo bem sugestivo para esse tópico. Entretanto, cuidado para que o tiro não saia pela culatra e você ocasione um ambiente de competição nada saudável, prepare-os para reconhecer uns aos outros, e incentive através dos seus canais de Comunicação a empatia no trabalho.

 

  • Pense em benefícios além dos obrigatórios: auxílio-academia, plano odontológico, auxílio-educação, todos esses são exemplos que, caso caibam no orçamento da empresa, motivarão ainda mais aos colaboradores a darem seu melhor em suas performances.

 

  • Sempre os lembre de descansar: o incentivo ao lazer, às pausas, ao uso correto dos intervalos…. Esses tipos de atitudes denotam uma relação humanizada, onde você se preocupa mais com o bem-estar do colaborador, do que com suas entregas.

 

  • Invista em uma boa Comunicação Interna: este setor diz respeito à todas as dicas anteriores. No fim das contas, com uma boa CI, grande parte das questões dentro de um ambiente corporativo são resolvidas ou ao menos, organizadas. É claro que agradar a todos não é uma prática aplicável, mas manter o clima e cultura organizacional alinhados é fundamental para que as equipes promovam bons resultados. Falando nisso, aqui nós oferecemos ótimos canais referentes à esse setor: a TV Corporativa, e o APP/intranet. Através deles você conseguirá estabelecer uma Comunicação Interna efetiva, se aproximando dos seus colaboradores e garantindo um melhor desenvolvimento para todos, de maneira mais fácil. Se interessou? Que tal testar gratuitamente? Clique aqui para o teste da TV, e aqui para o teste do APP/intranet.

Sejamos sinceros…

A realidade é que ao contribuir para o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, ainda mais seguindo estas dicas, você também estará fazendo-os crescer no âmbito pessoal, cujo a pertinência é incontestável afinal, o que é o trabalho além de um conjunto de relações humanas? Ao crescemos como pessoas dentro de uma empresa, uma boa performance será garantida.