Gradativamente, os colaboradores estão em busca de benefícios qualitativos ao invés de só os quantitativos. O perfil do empregado mudou, e a busca por empresas que oferecem um plano de carreira está cada vez maior.
O plano de carreira é um alinhamento de necessidades e interesses de uma empresa, com a expectativa do colaborador. Seu objetivo se resume em atrair, capacitar e reter o bom profissional.
Confira as vantagens e como e como aplicar na sua empresa!
Quais as vantagens?
O plano de carreira é essencial para agregar valor à empresa e manter as equipes estimuladas e produtivas. Além de aumentar a competitividade, atraindo cada vez mais pessoas qualificadas. Pensando nisso, listamos os benefícios de ter um plano na sua empresa:
Diminuir turnover: um plano bem estabelecido ajuda na redução da rotatividade dos colaboradores, já que tendo a possibilidade de haver promoções eles tendem a permanecer na empresa em busca de cargos melhores.
Retém talentos: as pessoas precisam ter suas habilidades valorizadas pela empresa. Caso isso não aconteça elas migram para organizações onde isso acontece.
Aumenta a satisfação e a motivação dos funcionários: No momento em que o profissional percebe que tem possibilidade real de progredir em seu trabalho, seguramente ele ficará mais motivado a continuar para atingir a sua meta e evoluir na sua carreira.
3 passos práticos para aplicar o plano de carreira
Promova conhecimento: além de cursos técnicos, ofereça treinamentos comportamentais e institucionais. Desse modo os colaboradores se mantém atualizados a cultura e ainda evoluem particularmente.
Tenha metas alcançáveis: para ter um bom plano de carreira, as metas precisam ser bem claras e a maneira de alcançá-las também. Descreva quais são as características necessárias para exercer cada cargo.
Tenha os interesses da empresa alinhado aos dos funcionários: esse passo deve ser tomado para garantir que o planejamento produza resultado para os dois lados. Portanto, faça pesquisas a fim de saber quais as perspectivas e quais os objetivos a longo e curto prazo de cada indivíduo.
Sendo assim, oferecer um plano de carreira é o melhor caminho para garantir ao colaborador uma boa experiência, formar profissionais qualificados e ainda melhorar o seu employer branding.