Como implantar os canais de CI em diversas áreas e os cuidados a se tomar
Comunicação assertiva, ganho em produtividade, estímulo motivacional, diminuição dos índices de turnover, fit cultural e aumento de pertencimento. Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que os canais de Comunicação Interna trazem para as organizações. Aliás, a CI nunca ocupou lugar tão estratégico. Afinal, como harmonizar missão, visão e valores empresariais com os colaboradores em um cenário pandêmico como esse que vivenciamos? Mesmo com a melhora devido a vacinação, esse momento nos ensinou muito sobre a importância dessa área.
Com a adesão de regimes de trabalho mistos, desafios assim se tornarão ainda maiores. Como unir os colaboradores das três modalidades (presencial, home office e híbrido) a fim de promover um clima organizacional bacana, por exemplo?
A solução está nos canais de CI. Segundo a pesquisa nomeada “Tendências”, que fala sobre o panorama da Comunicação Interna no Brasil para 2021, realizada em parceria pelas equipes Ação Integrada e SocialBase:
Adaptabilidade é a palavra do momento. É necessário entender a nova realidade e utilizar a tecnologia como aliada para transformar processos e ferramentas, mantendo os colaboradores em unidade, mesmo separados geograficamente. O primeiro passo rumo a esse objetivo é repensar os canais de CI e seu alcance. Está preparado?
Times presenciais: Em primeiro momento parece que não é tão necessário dar maior atenção a quem já está na empresa, mas a verdade é que os colaboradores dessa modalidade precisam ser lembrados. A TV Corporativa e o Mural Digital (descendente do jornal mural) são ótimas opções para se comunicar com esse público, pois tornam as informações atrativas e acessíveis através de telas instaladas em pontos estratégicos, como refeitórios e áreas de convivência.
Times em Home office: Os APPs Corporativos são uma tendência. Você já ouviu falar no Worksphere? Através dele é possível publicar fotos, comunicados, realizar treinamentos, fazer pesquisas, ver histórico salarial e de férias, holerite… Resumindo: proporcionar o pertencimento mesmo para quem está trabalhando de casa, uma vez que é acessível pelo smartphone, tablet, ou pelo PC, com a funcionalidade de intranet. Agora ficou mais fácil manter a equipe que está em home antenada, não é?
Times em jornada híbrida: Para esse colaborador que está em expediente duplo, é essencial manter a integração dos canais de CI. Chamadas na TV que direcionem para o aplicativo corporativo podem ajudar. O desafio desse colaborador é manter-se em equilíbrio.
Mas quais cuidados devemos tomar ao adotar vários canais de CI?
- Planejamento – Faça um plano de comunicação, programando: o quê, onde e quando será veiculado.
- Gerenciamento – Tenha atenção na administração e manutenção. Todos os canais precisam ser sempre atualizados e abastecidos com bons conteúdos.
- Alinhamento – É essencial que todos os canais falem a mesma língua.
- Mensuração – “O que pode ser medido, pode ser melhorado”. Peter Drucker
Através do acompanhamento dos indicadores, você poderá acompanhar o engajamento e saber quais melhorias devem ser aplicadas.
É isso aí! Iniciativas assim farão com que a CI continue obtendo sucesso e com que a empresa continue caminhando alinhada rumo às suas metas, além de reforçar sua cultura organizacional. Vamos começar?