Cuidados com o time do momento de pandemia

Dicas de como manter os cuidados com o time

Já é ponto pacífico que a pandemia fez com que ficássemos mais tensos e desgastados emocionalmente. Um ano de rotina drasticamente alterada, relações interrompidas, de medo. Ah, o medo! Como ele tem assolado nossas vidas… Medo de contrair o vírus, medo de perder as pessoas que amamos, medo do desemprego.

Pois é, não há psicológico que aguente invicto tanta pressão. O isolamento social e as restrições têm afetado a saúde física e mental de muitos brasileiros, segundo estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) em onze países, durante 2020. O Brasil lidera o ranking de quadros de ansiedade (63%) e depressão (59%).

Além dos motivos que já listamos, um fator relevante para o alcance dessa marca é o famoso #FiqueemCasa. A necessidade de desfrutar de entretenimento e descanso além das quatro paredes tornou-se ainda maior, tendo em vista que estar em casa não é mais sinônimo de tranquilidade, mas sim de trabalho.

O home office acompanhado de inúmeras reuniões e uma carga de trabalho elevada tem deixado muitos profissionais esgotados e trazido situações desagradáveis que todo gestor tenta evitar: desmotivação e queda de produtividade.

Mas agora que já entendemos o problema, como podemos corrigir? Quais são os cuidados com o time que são necessários?

Comunicação

       Seja no escritório ou em casa, manter uma comunicação clara com a equipe nesse momento é fundamental. Procure estar próximo de seus colaboradores e compreender as demandas individuais, assim você poderá assisti-los com assertividade. Utilize o app corporativo para divulgar notícias sobre a empresa, fazer rodas de conversa, e divulgar mensagens de apoio e principalmente, OUVIR. Todo o suporte é bem-vindo!

 

Cuidados com o timePacote de benefícios

       Tempos atípicos pedem soluções pouco ortodoxas. Moedas virtuais, auxílio-internet e uma boa revisão no plano de saúde, são as principais novidades quando o assunto é benefícios durante a pandemia, aponta pesquisa realizada pela PageGroup e It’sSeg. A flexibilização do pacote de benefícios é uma estratégia eficaz, pois é uma grande ferramenta para promover motivação e retenção de talentos. Permitir que cada colaborador escolha seu pacote também pode ser uma excelente opção, desde que se adeque a realidade da sua organização. Caso não seja possível, medidas menores como flexibilização de horário e auxílio home office também podem gerar bons resultados.

 

Incentive boas práticas

    Momentos de relaxamento e lazer são indispensáveis para o alcance do bem estar físico e emocional. Incentivar e promover ações para acompanhamento terapêutico, meditação e exercícios físicos, podem trazem resultados incríveis. Faça uma parceria com a equipe de CI e comece uma campanha de conscientização e incentivo, visando manter os colaboradores em movimento e equilíbrio. Você também pode contar com a gente, se quiser! Nós da B2 desenvolvemos vídeos e animações e podemos te ajudar nessa missão, que tal experimentar?

 

Cuidados com o timeEducação

Mente vazia é oficina do fracasso. Em tempos de pensamentos acelerados, ocupar a mente com o aprendizado e algo novo é bastante benéfico. Promova ações de aprendizagem aos colaboradores, aproveitem esse tempo para fazer um upgrade profissional. Aqui mesmo no nosso blog, você encontra várias dicas de plataformas gratuitas com muita coisa legal para aprender.

 

Invista nos cuidados com o time!

 

E por último, mas não menos importante: Líder, cuide-se também. Só podemos oferecer aquilo que temos, por isso não esqueça de aplicar todas essas dicas em sua vida, até porque o que seria do time sem você? 😉