Como organizar a festa de fim de ano da empresa

Com a pandemia as opções reduziram muito, mas ainda é possível comemorar com segurança e realizar a festa de fim de ano da empresa.

Minions | Minions, Minion gif, Minions despicable me

O ano está chegando ao fim e com ele a dúvida: Como será a festa de fim de ano da empresa? Provavelmente não comemoraremos da forma tradicional que conhecemos, mas ainda sim, é possível organizar uma celebração segura. Com certeza, essa ação terá um impacto positivo entre os colaboradores que podem ter tido um ano difícil e de muitas incertezas.

E o objetivo dessas confraternizações é resgatar o convívio, reaproximar os colaboradores e criar um clima de descontração entre os profissionais.

A chegada da imunização em massa possibilitou até a volta ao presencial em algumas empresas, o que não era uma realidade tangível há alguns meses. No entanto, é claro que o cuidado ainda é necessário e muitas corporações estão planejando maneiras de reunir essas pessoas.

 

Festas presenciais em lugares fechados:

Optar por lugares maiores para respeitar o distanciamento é a principal ideia das empresas que pretendem reservar mesas em restaurantes ou organizar sua própria festa. Pistas de dança ainda são perigosas, pois dificilmente os 2 metros recomendados de distância serão respeitados, por isso, escolha outras formas de diversão, como jogos e concursos.

 

  • Faça uma pesquisa através dos canais de comunicação, como um APP Corporativo, para saber quais tipos de atividades os colaboradores mais gostariam de ter na festa. Por exemplo, uma festa temática pode ser uma boa forma de fazer um concurso de fantasias. Algo divertido, mas que não exige aglomerações.

 

Festas presenciais em lugares abertos:

Espaços abertos como chácaras são ótimas pedidas, além de combinar com o típico calor do final do ano, contribuem para uma maior circulação do ar. Um almoço por exemplo, pode contar com mesas sinalizadas e reservadas para cada colaborador, assim caso alguém venha a apresentar sintomas, é possível rastrear quais colaboradores estão próximos. O reforço constante do respeito as medidas de segurança é imprescindível.

 

Algumas dinâmicas que podem ser feitas durante a confraternização:

festa de fim de ano

Amigo secreto: é o terror de alguns e o sonho de outros, mas a verdade é que ele sempre rende muitas histórias e risadas que ficam na história! E ele ainda pode ser temático, ou seja, para as empresas que comemorarão em casa, o Amigo Ifood (onde você deve enviar alguma comida para o amigo que sorteou) é uma boa pedida.

 

festa de fim de ano

Show de talentos: quantos colaboradores devem possuir algum hobby incrível e vocês não fazem ideia? Além de promover um momento de descontração, vocês estarão apreciando o dom de alguém.

 

Cápsula do tempo: você pode fazer uma cápsula com os desejos de cada colaborador para o ano seguinte, e abri-la na próxima confraternização de final de ano. Esse tipo de ação é um grande motivador e pode ser muito inspirador e divertido.

 

festa de fim de anoMímica: dividindo os colaboradores em times, separe nomes de coisas aleatórias e defina um tempo máximo para a duração da brincadeira, por exemplo: cada equipe terá 05 minutos. O time que acertar mais vezes no tempo estimado será o ganhador.

 

Veja abaixo algumas ideias de como festejar à distância:

  • Kit Confraternização

Se a sua empresa ainda não está confortável em se reunir, um happy hour online ainda pode ser uma escolha interessante. Mas, dessa vez, para deixar o clima de festa no ar, que tal preparar uma cesta bem recheada para os funcionários? Com champanhe, taças, comidinhas variadas… Assim, todos podem desfrutar do mesmo prato enquanto conversam na videoconferência. Outra dica é criar um cenário diferente para o anfitrião da festa, um diretor ou líder, para diferenciar das reuniões que acontecem diariamente. E não deixe de fazer reconhecimentos e premiações durante a conferência.

 

  • Festa Drive-in

Se adaptar ao novo normal fez com que diversos formatos de comemoração e entretenimento fossem inventados, como por exemplo as festas drive-in, onde cada um grupo deve ir com seu carro, assistir a performances e shows, mas não é obrigatório ficar dentro dos veículos, eles servem apenas como um delimitador de onde cada grupo deve ficar, mantendo assim, o distanciamento.

 

E claro, lembre-se de pensar em brindes e lembrancinhas especiais, como um kit motivação, com diário, caixinha de som, cofre e docinhos ou um quadro com frases positivas para colocar na cabeceira.

 

Usando os canais de comunicação:

Além da divulgação que pode ser feita através dos murais digitais, os canais de comunicação podem ser utilizados como lembretes durante a festa: Não esqueça de usar o álcool gel, use máscaras de proteção, evite aglomerações, cuide da sua saúde e etc.

No Worksphere, por exemplo, você consegue enviar notificações push para os celulares dos colaboradores com pequenas mensagens.

Através dele, você também pode elaborar um formulário obrigatório que deve ser respondido diariamente (e você pode fazer isso uns três dias antes da confraternização), que sirva como autodiagnóstico para a COVID-19. Basta pensar em perguntas bem simples e objetivas como “Você teve contato com alguém que testou positivo para COVID-19 recentemente?”, ou “Você apresentou perda de olfato ou paladar hoje?”, e de acordo com as respostas, o feedback pode ser positivo, liberando o colaborador para a festa de fim de ano, ou negativo, encaminhando-o para contatar o RH. Veja só:

QUERO EXPERIMENTAR O WORKSPHERE GRATUITAMENTE

E aí, com nossas dicas ficou mais fácil organizar a festa de fim de ano né?