Como combater os desafios no ramo dos serviços?

Principais desafios no ramo de serviços

A PAS (Pesquisa Anual de Serviços), feita pelo IBGE, nos mostrou que o setor de serviços tem se expandido no Brasil. Com um crescimento de 1,2% em todo os segmentos do ramo no mês de setembro de 2019 e uma alta de 4,8% no turismo, vemos que este setor promete aquecer o mercado.

Porém, mesmo com dados positivos, o ramo dos serviços enfrenta alguns desafios, mas, que podem ser superados. Vejamos quais e como podemos vencê-los.

Devido a quantidade de pessoas expostas e envolvidas em algumas atividades, manter a excelência e a qualidade na entrega desses serviços, não é tarefa fácil, afinal, como padronizar as ações de toda equipe, muitas vezes externa? Diferente dos produtos, no ramo dos serviços, o cliente sente qualquer deslize. Veja um exemplo:

Ao decidir comprar uma viagem, o consumidor se dirige a uma agência, onde espera tirar dúvidas, conhecer o serviço e se tornar um cliente. Mas, se os atendentes não são treinados para oferecer o atendimento que esse consumidor espera, dificilmente ele conseguirá fechar um negócio e ainda afetará diretamente a percepção que ele tem não só daquele estabelecimento, como da marca.

Como solucionar:

  1. Manter os seus colaboradores treinados, para entender melhor o serviço e atender com empatia e sensibilidade;
  2. Investindo em CI para manter alinhado as expectativas e valores da sua empresa;
  3. Organizar os seus canais de comunicação e atendimento para que eles estejam sempre em prontidão;
  4. Fazer pesquisas periódicas para entender quais pontos ainda exigem melhoria.

 

Segmentar os consumidores apenas por dados básicos, já não é estratégia para nenhum setor, hoje, é essencial trabalhar com personas específicas, conhecendo a fundo o perfil do público dominante no seu segmento, para garantir o sucesso das campanhas de vendas.

Como solucionar:

  1. Fazer um estudo profundo de qual público deseja atingir;
  2. Identificar as necessidades desse público;
  3. Criar campanhas específicas para analisar o resultado desses estudos.

 

É nítido que o setor de serviços sofra um pouco mais com a sazonalidade, que diferente dos produtos, são adquiridos em maior parte do tempo, sem sentir as diferenças e entre as épocas do ano. Cada segmento possui seu período, por isso, é importante informar-se e comparar as fases de baixa do seu negócio.

Como solucionar:

  1. Planeje seu ano por completo;
  2. Faça campanhas especiais para essas épocas;
  3. Organize os custos para driblar os efeitos da baixa sazonalidade

 

Cada organização, deve interpretar essas dicas de uma forma, afinal, cada um conhece seus obstáculos. Aproveite para entender melhor o seu negócio e sofrer menos com os desafios que podem surgir no setor de serviços.